Coordenadores

 Paulo Lilles Jorge Drews Junior

   Paulo L. J. Drews Jr é professor no Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande desde 2010, e tem mais 10 anos atuando em pesquisa cientifica, desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Recebeu o título de Doutor em Ciência da Computação da UFMG, tendo trabalhado na área de robótica e visão computacional. Foi pesquisador no Robotics and Autonomous Systems Group no CSIRO, Austrália. Recebeu o título de Mestre em Ciência da Computação também pela UFMG, tendo trabalhado na área reconhecimento de padrões e robótica. Foi também pesquisador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente é Professor Visitante no European Lab for Learning Intelligent Systems da Univ. Freiburg. Nos últimos 5 anos, publicou mais de 25 artigos em periódicos e mais de 80 artigos em conferências, tendo índice H 25 pelo Google Scholar e quase 3000 citações, além de índice H 22 e mais de 2500 citações pelo SCOPUS. Teve a sua tese de doutorado selecionada entre as 10 melhores no Concurso de Teses e Dissertações da SBC, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado em Robótica nos anos de 2015/2016 pela CER-SBC, 2o lugar no prêmio de melhor tese de doutorado em Graphics pela CEGRAPI-SBC em 2016, além de diversos outros prêmios por melhores artigos e também reconhecimento pela orientação de trabalhos em graduação e pós-graduação em excelência.

    É também um dos coordenadores do grupo de pesquisa em Automação e Robótica Inteligente (NAUTEC), o qual tem mais de 80 pesquisadores ativos, incluindo docentes, técnicos, bolsistas e alunos de graduação e pós-graduação. O grupo recebeu um aporte de mais de 30 milhões de reais nos últimos 5 anos. É fundador e um dos coordenadores da Unidade Embrapii iTec/FURG em Robótica e Automação que tem projetos no montante de 30 milhões de reais. Recentemente, teve participação na aprovação e execução de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento de natureza tecnológica e de inovação, com financiamento privado de grandes empresas como Petrobras, Freedom e Yara Brasil, e estatal da CAPES, CNPQ, FAPERGS, FINEP e ANP. Teve também duas patentes depositadas e inúmeros softwares desenvolvidos. Colaborou na fundação de duas startups: AuRos Robotics e DemetecAgro. É coordenador da equipe de Robótica da FURG com mais de 80 alunos e diversos prêmios. Até o momento, formou dezesseis alunos de mestrado, dois aluno de doutorado, um posdoc e concluiu a orientação de inúmeros trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica, além muitas co-orientações. Está (co)orientando mais de dez alunos de mestrado, três alunos de doutorado, um posdoc, além de números alunos de iniciação cientifica e graduação. Em 2019, foi Program co-chair do International Conference on Advanced Robotics (ICAR), Program chair do IEEE LARS/SBR 2019 e 2020, além de General Chair do Robótica 2019,do SBAI 2021 e do SIBGRAPI/SVR/SBGAMES 2023. É membro do comitê de programa das melhores conferencias na área como ACM-SAC Track Robótica, IEEE IROS, IEEE ICRA, SIBGRAPI, IEEE/IAPR ICIP, SBAI, CBA, ROBOT, IEEE LARS/SBR, entre outros. É Editor Associado do IEEE ICRA desde 2020 e do IEEE/RSJ IROS desde 2022. Também tem revisado artigos para os principais periódicos das áreas de robótica e imagem/visão. É coordenador do Comitê Técnico de Robótica da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), chair do Capitulo Profissional da Sociedade de Robótica e Automação (RAS) do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e conselheiro do ramo estudantil da IEEE da FURG. Coordenou o curso de graduação em Engenharia de Automação no bienio 2019-2020 e o curso trinacional de Especialização em Robótica e Inteligência Artificial (Brasil-Uruguai-Argentina) de 2019-2022 e foi vice do PPGCOMP-FURG (CA-CC) 2021-2022. Também é Editor Associado do Journal of Control, Automation and Electrical Systems, da Springer. (Texto informado pelo autor)

Currículo: https://lattes.cnpq.br/5551697165370587 

 

Silvia Silva da Costa Botelho

   É Bolsista de Produtividade 1C em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e membro do Comitê Assessor em Desenvolvimento Tecnológico (CA-DT) do CNPq. Sua graduação foi em Engenharia Elétrica (1991) e mestrado em Ciências da Computação (1996), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e doutorado em Robótica, Informática e Telecomunicações pelo LAAS/CNRS França (2000). Atualmente é Professora Titular e Diretora do Centro de Ciências de Dados, Robótica e Automação -iTec/FURG Unidade EMBRAPII da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A professora é membro do Comitê Operacional do Parque Científico Tecnológico OCEANTEC e do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação. Tem experiência na área de Engenharia de Computação e Automação, com ênfase na área de Robótica e Inteligência Artificial para Sistemas Autônomos. Nos últimos 10 anos, ela publicou mais de 60 artigos em periódicos e mais de 160 em conferências, tendo índice i10 80 e H 25 e pelo Scholar Google e mais 4.400 citações. Muitos dos quais em conferências e periódicos de alto impacto. Recebeu o - Prêmio Destaque Pesquisador Gaúcho 2020 - da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) pelas suas contribuições em Inteligência Artificial.

   Orientou 33 estudantes de mestrado e 12 de doutorado. Participou da criação das Competições Brasileiras de Robótica, Olimpíada Brasileira de Robótica e RoboCup Brasil. Teve vários trabalhos laureados e premiação, hexa campeã brasileira de futebol de robôs, finalista da ImagineCup Microsoft Brazil, Best Paper no IEEE International Conference in Machine Learning Applications, segundo lugar no NAFIPS 2018 e outstanding student paper no NAFIPS 2019, terceiro lugar no melhor artigo do BRACIS 2018, segundo lugar no melhor artigo do SIBGRAPI 2018, segundo lugar no melhor artigo do IEEE LARS/SBR 2018, segundo lugar na melhor dissertação de Mestrado em Robótica 2017/2018 pela CER-SBC e segundo Lugar no Workshop de Trabalhos de Graduação - WUW-SIBGRAPI 2018. Participa da coordenação do grupo de pesquisa em Automação e Robótica Inteligente (NAUTEC), o qual tem mais de 80 pesquisadores ativos, incluindo docentes, técnicos, bolsistas e alunos de graduação e pós-graduação. O grupo recebeu um aporte de mais de 50 milhões de reais nos últimos 10 anos. Concebeu, institucionalizou e dirige o ecosssitema de Inovação associado à Unidade Embrapii iTec/FURG em Robótica e Automação, o qual conta hoje com uma carteira de mais de 20 milhões de reais em projetos de P&D&I com empresas do Brasil todo e exterior, dois grandes programas de formação de pessoas (PRH/ANP e EMBRAPII/MEC), incubação e inovação aberta.

   Coordena mais de 10 projetos de P&D&I com grandes parceiros industriais como Petrobras eYara Brasil bem como projetos sociais com cooperativas e orgãos de fomento CAPES, CNPQ, FAPERGS e ANP. Teve também, nos últimos 5 anos, seis patentes depositadas e inúmeros softwares desenvolvidos. Colaborou na fundação de várias startups: IGrow, AuRos, MProject e Demetec. Em 2019, foi General Chair do IEEE LARS e do Robótica 2019, e em 2021 foi General Chair também do SBAI. É membro do comitê de programa de diversas conferências em Robótica e IA. Coordenou diversos projetos internacionais de colaboração incluindo países como Alemanha, Espanha, Itália e Uruguai. É representante do Brasil na International Maritme Organization (IMO) para discussões sobre Embarcações Autônomas e suas legislações. Participou da criação de dois cursos de graduação e três programas de pós-graduação, bem como do Centro de Ciências Computacionais da FURG, onde coordenou pós-graduação e atuou na direção por 12 anos. (Texto informado pelo autor).

Currículo: https://lattes.cnpq.br/8800859024101679