Projetos Completos

  • Yara-­4.0: SensorLess Soluções em Tecnológicas envolvendo Indústria 4.0 - 2018/2021

Descrição: Atualmente diferentes níveis de automação são utilizados para tornar as indústrias mais competitivas. Entretanto os métodos baseados puramente em automação industrial não permitem uma integração completa e nem uma total flexibilidade de produção. Diante disso, o conceito de Indústria 4.0 estabelece-se como uma estratégia para construção de um modelo de produção altamente flexível de produtos e serviços personalizados e digitais, com interações em tempo real entre pessoas, produtos e dispositivos durante o processo de produção. No conceito de indústria 4.0 as tarefas são realizadas com base em informações provenientes do mundo físico e virtual. Estes sistemas produtivos possuem alta escalabilidade de sensores em rede (smart grids) e podem gerar grandes quantidades de informação do mundo físico (big data), necessitando de diversos meios de coleta e análise dos dados (analytics). A Indústria 4.0 tem sido tratada como o salto tecnológico mais importante na atualidade capaz de levar a mudanças de paradigma, surgindo então como a quarta revolução industrial. O objetivo desta proposta é avaliar e introduzir tecnologias da Indústria 4.0 no processo produtivo da Planta da Yara Brasil na cidade de Rio Grande, bem como, averiguar o uso de algoritmos de visão computacional para análise granulométrica em aplicações na indústria de adubo. Busca-se desenvolver um protótipo de granulômetro customizado que possa ser utilizado na linha de produção de fertilizantes.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Emanuel Diaz Estrada - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Ricardo Nagel Rodrigues - Integrante.

Financiador(es): Yara Brasil Fertilizantes - Cooperação.

 

  • CleanBot - Robô de Limpeza de Tubulações - 2018/2021

Descrição: Desenvolvimento de um sistema robotizado denominado Cleanbot, o sistema se constituirá em um protótipo para limpeza de tubos de aspiração em plantas de fertilizantes. O projeto resultará em um protótipo composto de três módulos: i. mecanismo de locomoção, ii. Sistema de percepção e iii. Sistema de atuação.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Emanuel Diaz Estrada - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Ricardo Nagel Rodrigues - Integrante.

Financiador(es): Yara Brasil Fertilizantes - Cooperação.

 

  • 3DREC - Reconstrução Tridimensional Densa baseada em Visão Computacional e suas Aplicações - 2016/2020

Descrição: O projeto 3DREC - Reconstrução Tridimensional Densa baseada em Visão Computacional e suas Aplicações tem por objetivo o desenvolvimento de técnicas de visão computacional para reconstrução tridimensionais de ambientes e suas aplicações como restauração de imagens, localização robótica e realidade aumentada. Visto o baixo custo de câmeras de vídeos e as capacidades cada vez maiores de poder computacional com um baixo custo utilizando placas gráficas, técnicas de reconstrução tridimensionais densa estão sendo aplicadas a domínios até então impensáveis. O desenvolvimento de técnicas que permitam explorar esse novo horizonte de possibilidades está em crescente aumento pela comunidade cientifica e tecnológica, e é o foco principal desse projeto. Logo, o presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de metodologias capazes de estimar a estrutura tridimensional de cenas e suas aplicações.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador / Allan Furukawa Gadani - Integrante / Lucas Tubino Bonifácio Costa - Integrante / Gabrielle Rodrigues Almeida da Rosa - Integrante.

 

  • (CAPES Ciências do Mar 2 n 43/2013)Netuno - Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias de Computação, Instrumentação, Automação e Robótica Subaquáticas - 2014/2019

Descrição: Esta proposta tem como objetivo fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em Rede associados às áreas de computação, instrumentação, robótica e automação e sua aplicação em missões de oceanografia e engenharia subaquáticas, visando a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu em Oceanografia, Oceanografia Química, Física e Geológica, Oceanografia Biológica, Engenharia Oceânica, Engenharia de Computação, Modelagem Computacional, Educação em Ciências e Engenharia Mecânica e, de forma complementar, em nível de graduação. A Rede será composta por equipes multidisciplinares (engenheiros, cientistas da computação e oceanógrafos) de diferentes instituições nacionais e internacionais, envolvendo a realização de missões, cursos e workshops; o desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas específicas, a geração de novos produtos e metodologias, a disponibilização de infraestrutura para experimentações e a divulgação científica.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Adriano Velasque Werhli - Integrante / Leonardo Emmendorfer - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

 

  • TATUBOT - Sistema de Inspeção de Redes de Distribuição Subterrâneas - 2011/2014

Descrição: Desenvolvimento de Sistema de Inspeção Visual envolvendo diferentes sensores para a inspeção e avaliação de cabos de energia subterrâneos. Avalação de diferentes tipos de sensores, desenvolvimento de hardware de aquisição e sistema robótico para navegação tele-operada.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Cláudio Dornelles Mello Júnior - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante.

  • Hiperambientes - Robótica e Automação Pervasivas e Ubíquas em Missões Subaquáticas e Subterrâneas - 2011/2014

Descrição: Edital Universal da Prof. Silvia Silva da Costa Botelho: Em decorrência do grau de encapsulamento, comunicação e autonomia dos componentes de hardware surge na computação um recente paradigma associado a possibilidade de pervasividade e ubiquidade. A computação Ubíqua e Pervasiva congrega novas formas de interação humano computador, onde o computador se integra ao dia-a-dia da sociedade em ``qualquer momento'' e em ``qualquer lugar''. Busca-se tornar a interação homem-máquina invisível, ou seja, integrar a computação com as ações e comportamentos naturais dos indivíduos. Avanços em dispositivos móveis de processamento e comunicação, dispositivos de interatividade e realidade virtual são aportes tecnológicos catalisadores deste processo. De uma forma mais abrangente, tais conceitos de ubiquidade e pervasividade podem ser extendidos a outras tecnologias. Por exemplo, se antes restritos a tarefas repetitivas em indústrias, sistemas robóticos, com capacidade de percepção, tomada de decisão e atuação, começam a fazer parte cada vez mais do cotidiano da sociedade. Atualmente pode-se conceber a possibilidade de ambientes multi-tecnológicos compostos por redes de identificadores (Radio-frequency Identifiers - RFIDs), sensores e atuadores robóticos. Ambientes colaborativos podem envolver robôs e humanos (e seus avatares), estando estes em diferentes espaços geográfico-temporais. Assim, da mesma forma que na computação ubíqua a computação está presente em todo local, neste novo contexto, aqui denominado de Robótica e Automação Ubíqua e Pervasiva, diferentes recursos tecnológicos de percepção e atuação estariam por todo o local, percebendo e atuando de forma autônoma ``em qualquer momento'' e em ``qualquer lugar''. Nesta perspectiva, a presente proposta busca identificar e tratar os desafios associados ao desenvolvimento de ambientes multi-tecnológicos, aqui denominado de Hiperambientes, para a Robótica e Automação Ubíquas. Estes seriam compostos por elementos reais, virtuais, redes de identificadores, sensores .

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Alessandro de Lima Bicho - Integrante / Danúbia Bueno Espíndola - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

 

  • SACI - Sistema Avançado de Supervisão, Inspeção e Diagnóstico de Sistemas Elétricos: Geração, Transmissão e Distribuição - 2010/2015

Descrição: Desenvolvimento de Arquitetura de Hardware e Software para monitoramento, diagnóstico e prognóstico da vida útil para equipamentos do sistema elétrico de potência, mais precisamente condutores dedicados a geração, distribuição baseada em redes de sensores móveis composta por robôs móveis de inspeção aérea e subterrânea. FINEP Edital Rede Ct-energ FURG, UFRN e UFRGS.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Eder Mateus Nunes Gonçalves - Integrante / Adriano Velasque Werhli - Integrante / Leonardo Emmendorfer - Integrante / Adelardo A Dantas de Medeiros - Integrante / Carlos Eduardo Pereira - Integrante / Diana Francisca Adamatti - Integrante / Pablo Javier Alsina - Integrante / Walter Fetter Lages - Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

 

  • FURGBOL - Arquitetura Multi-robos para aplicações em Sistemas Dinâmicos - 2010/2012

Descrição: Desenvolvimento de uma arquitetura para multi-robôs autônomos em ambientes dinâmicos. Tal arquitetura deverá prever cooperação entre os agentes, podendo estar implementada em diferentes plataformas (embarcada nos robôs, centralizada, etc). A proposta será validada em um time de robôs para jogar futebol.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Emanuel Diaz Estrada - Integrante / Vagner Santos da Rosa - Integrante / Liercio André Isoldi - Integrante.

 

  • TECSUB - Desenvolvimento de Tecnologia de Inspeção Subaquática - 2005/2008

Descrição: Proj. 506460/04-5 CT-INF, CNPq. O projeto TECSUB englobará o estudo e desenvolvimento de uma arquitetura modular integrando software/hardware capaz de propiciar comportamento inteligente e autônomo à frota, levando em conta aspectos de tempo real, modularidade e diferentes níveis de abstração. Mais precisamente, o projeto engloba o desenvolvimento de 7 principais módulos computacionais: AUVControl: hardware embarcado em cada AUV para controle e inspeção, responsável pela percepção, tratamento de dados sensoriais e acionamento dos motores. MULTILOC: módulo que implementa as funcionalidades atribuídas a CS submersa. PLANSUB: módulo de planejamento de alto nível capaz de levar em conta a natureza distribuída do sistema para a realização de tarefas de forma cooperada e coordenada entre os AUVs. Este módulo também congrega diferentes informações mapas digitalizados, mosaicos gerados em tempo real, e fornece saídas gráficas do ambiente em exploração. Tal módulo será localizado em servidor existente na superfície. RECSUB: Também localizado na superfície, tal módulo conterá a implementação de diferentes algoritmos para o reconhecimento de padrões/feições subaquáticas. 3DSIMSub: desenvolvimento de diferentes modelos dinâmicos de veículos submersos sujeito a ação de cabos, com manipulador acoplado, etc. TELEOP: módulo capaz de propiciar acesso remoto ao sistema completo (frota+simulador).

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Sebastiao Cicero Pinheiro Gomes - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Tania Mezzadri Centeno - Integrante / Adelardo A Dantas de Medeiros - Integrante / Pablo Javier Alsina - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

 

  • (EMBRAPII) AUROS ROBOTICS - Monitoramento de Fruticultura por Visão Computacional - 2022/2023

Descrição: Este projeto se justifica pela sua intenção de aprimorar tecnologicamente o processo de colheita de frutas, o qual prevê a orientação tecnológica a ser seguida pela empresa contratante tanto em termos de hardware como de software. O resultado deste projeto de P,D&I tem o potencial de diminuir perdas para o produtor rural (fruticultor) quando da implementação futura da solução, na medida em que foram feitos os testes de campo, previstos para serem efetivados pela contratante, posteriormente ao plano de trabalho deste projeto. O projeto visa Desenvolver o protótipo de uma nova versão do equipamento de captura e processamento de imagens para fruticultura e afins.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vagner Santos da Rosa - Integrante / Alessio Almada da Costa - Coordenador / Luciano Silva da Silva - Integrante.

Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande - Outra / HORN, MOR E HORN LTDA - Cooperação.

 

  • (EMBRAPII) Medição, classificação e rastreio automatizados de toras de madeira - 2021/2023

Descrição: Este projeto tem como objetivo a especificação e desenvolvimento de um sistema computacional semi-autônomo para medição, classificação e rastreio de toras de madeira.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vagner Santos da Rosa - Integrante / Alessandro de Lima Bicho - Integrante / Eduardo Nunes Borges - Coordenador / Rafael Alceste Berri - Integrante.

Financiador(es): Serra Morena - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação.

 

  • (EMBRAPII) INOVACAO MEDLIFE V1.0 - 2021/2022

Descrição: O projeto INOVAÇÃO MEDLIFE V1.0 - EXCELÊNCIA NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE OLÁMED MEDLIFE é um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação que integra sensores e dispositivos médicos, desenvolvimento de algoritmos para interpretação e processamento de linguagem natural, desenvolvimento de software para sistemas automatizados de interação médico-paciente e utilização de tecnologias de inteligência artificial e analytics para melhorar a experiência de comunicação, agilizar o registro das consultas por meio de processamento dos dados adquiridos e coletados, e as interações pós-consultas.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Alessandro de Lima Bicho - Integrante / Adriano Velasque Werhli - Integrante / Karina dos Santos Machado - Integrante / Eduardo Nunes Borges - Integrante / Rafael Alceste Berri - Integrante / Marcelo de Gomensoro Malheiros - Integrante / Marcio Roberto Machado da Silva - Coordenador.

Financiador(es): MEDLIFE SERVICOS EM TELEMEDICINA, SAUDE E TECNOLOGIA LTDA - Cooperação / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação.

 

  • (DT CNPQ) ORUS - Percepção para Robótica de Serviços baseado em Aprendizado - 2020/2023

Descrição: (Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT) Os robôs de serviço auxiliam os seres humanos, normalmente realizando o trabalho sujo, entediante, distante, perigoso ou repetitivo. Um robô de serviço é um robô que opera de forma semi ou totalmente autônoma para executar serviços úteis ao bem-estar dos seres humanos e equipamentos, excluindo as operações de fabricação, a partir da definição da Federação Internacional de Robótica (IFR). O presente trabalho trata do problema da percepção do robô relacionado à compreensão do ambiente do torno do robô para permitir a tomada de decisão. Os desafios da percepção robótica estão bem estabelecidos; no entanto, a maior parte ainda são problemas em aberto, com abordagens especificas com escopo limitado. Isso ocorre principalmente em ambientes extremos, como ambientes confiados, submarinos, etc. Recentemente, o uso de abordagens baseadas em aprendizado é o estado da arte em muitas tarefas de percepção que incluem visão, áudio, etc. Entre os muitos algoritmos baseados em aprendizado, os algoritmos que utilizam o aprendizado profundo com o uso de Redes Neurais de Convolução (CNNs) apresenta excelentes resultados quando os dados são estáticos, por exemplo imagens ópticas e acústicas. Porém, o uso de sistemas dinâmicos de aprendizagem também é necessário, já que o robô geralmente está se movendo no ambiente e sua percepção é dinâmica. Assim, modelos para lidar com sistema dinâmico serão propostos. O presente trabalho apresenta o uso de algoritmos de aprendizado profundo para percepção robótica. Três estudos de caso são apresentados: a percepção de um pulverizador robotizado baseado em câmeras de vídeo e sensores inerciais onde a plantação é identificada para permitir uma adequada aplicação de pesticidas; a percepção de um robô de solda capaz de perceber e planejar a soldagem com base em uma câmera monocular; a percepção de robôs subaquáticos trabalhando em águas de rasas com turbidez variável, onde imagens ópticas e acústicas são responsáveis por perceber o ambiente. O presente projeto visa lidar com o problema da percepção como um problema de aprendizagem e propor um arcabouço capaz de lidar com essa variedade de ambientes e robôs. Nesse escopo, visa entender a particularidade dos diferentes sensores e arquiteturas/modelos de aprendizado e propor metodologias capazes de otimizar as capacidades de percepção. Os resultados esperados são sistemas computacionais capazes de aprender com dados de campo reais e fornecer aos robôs informações sobre o ambiente para ajudar nas tarefas de alto nível do robô, como mapeamento, localização, fechamento de loop, planejamento, navegação, etc.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador / Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

  • (FINEP/CT-AQUAVIÁRIO) 3DCS - Tecnologias Avançadas de Automação e controle para supervisão de Sub-sistemas Marítimos - 2014/2018

Descrição: Descrição: Projeto aprovado na CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-AQUAVIÁRIO - Cooperação IPCTs-Empresas - NAVIPEÇAS- 01/2013 (Finep) Alinhado a estratégia de crescimento do laboratório Nautec- FURG e da empresa Altus na área de óleo e gás, o projeto 3DCS visa desenvolver um sistema de controle distribuído modular de alta disponibilidade e integrado com sistemas de supervisão, de forma a promover soluções para o monitoramento, automação e controle de subsistemas marítimos. De formar mais precisa, o desenvolvimento do sistema 3DCS passará pela realização dos seguintes sub-projetos: 1. v-DCS - Módulo Avançado de Supervisão Distribuída por Visão O subprojeto v-DCS tem como principal objetivo o uso de câmaras de vídeo como instrumento de supervisão e sinalização de falhas, tanto para medição quanto para redundância da medição e a detecção da ocorrência de falhas e alarmes, e sua integração com sistemas de controle de produção industrial SCADA (Supervisory control and data acquisition) ou DCS (Distributed Control System). Para alcançar este objetivo são necessários três componentes principais: (i) obtenção de vídeos com câmaras no espetro visível ou infravermelho; (ii) desenvolvimento de algoritmos para extração de informações visuais em tempo real e (iii) integração destas informações na rede de controle industrial. 2. m-DCS Módulo de Visualização Móvel para DCS Busca-se o desenvolvimento de interfaces homem-computador (IHC) para o acesso e a visualização em tempo real de dados/modelos no campo (planta) oriundos de SCADAS e DCS industriais. A visualização de informações pelos operadores em campo através de IHC intuitivas exerce papel fundamental na gestão e execução de processos industriais complexos. O uso de interfaces móveis homem-computador com recursos de interação e visualização avançada tais como realidade virtual e mista, podem trazer ganhos significativos em termos de tempo e custo dos processos. Sendo assim, a presente proposta pretende investigar, desenvolver e aplicar interfaces de interação e visualização avançada com suporte a recursos de realidade virtual e mista em processos industriais. 3. iNEXTO Internet Industrial na Série Nexto Este subprojeto refere-se a integração do padrão Ethernet Industrial, também conhecido como Ethernet de tempo real, aos CLPs da Série Nexto, de forma a agregar um conjunto de funcionalidades importantes ao dispositivos no que tange a modernos protocolos de comunicação, sendo elas: expansão das possibilidades de comunicação externa e interna dos sistemas NEXTO; interoperabilidade com dispositivos de campo e com sistemas administrativos e de gestão; e melhoria nas garantias temporais e de redundância interna dos módulos que integram o sistema NEXTO. 4. Certificação DNV e UL A conformidade de produtos com diferentes tipos de certificações promove o aumento significativo do seu poder de penetração em diferentes tipos de mercados. No mercado naval, é exigido que produtos e equipamentos tenham a certificação DNV, atualmente a Série Nexto atende a diretiva RoHS e já possui marcação CE, para utilização no mercado europeu, no entanto para entrada desta série no mercado norte americano é necessária a certificação UL, tanto para equipamentos para uso em aplicações navais como para demais aplicações. Sendo assim, a realização destas certificações possuem um papel importante na consolidação do produto em aplicações navais como também nos principais mercados externo, fato este que contribui para redução do déficit da balança comercial brasileira.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Eder Mateus Nunes Gonçalves - Integrante / Adriano Velasque Werhli - Integrante / Danúbia Bueno Espíndola - Integrante / Ricardo Nagel Rodrigues - Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

 

  • (SICTRS - REDERIOSUL) Integração de modelo 3D e DCS para operação e controle em FPSO - 2012/2017

Descrição: Projeto aprovado no EDITAL Nº 03/2012 REDE RIOGRANDENSE DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO REDERIOSUL Tal projeto tem como objetivo desenvolver sistemas e dispositivos eletroeletrônicos e de computação com tecnologia nacional, preenchendo os requisitos das normas que regem o setor, de modo a atender às necessidades da indústria de Petróleo, Gás e Energia, através de uma plataforma que integre sistemas supervisórios DCS com técnicas de Realidade virtual/Mista para aplicação em monitoramento e controle da operação e segurança de Plataformas FPSO. Objetivos específicos: - Levantar o estado-da-arte em termos de soluções avançadas DCS, envolvendo paradigmas multi-tecnológicos de interatividade como Realidade Aumentada, Virtual e Dual; - Verificar o cenário atual associado à supervisão e controle de Plataformas FPSO de petróleo a fim de identificar o nível de praticidade esperado e a aplicabilidade da proposta; - Desenvolver módulo de representação 3D de plantas de Plataformas capazes de fornecer informações estruturais e de localização; - Desenvolver interface de visualização que possibilite a integração entre tecnologias de visualização 3D e sistemas supervisórios. A partir da identificação, via tag, dos seus diferentes elementos, o sistema deve permitir a supervisão e controle, possibilitando a visualização 3D representativa de cada objeto na planta de forma que, ao acessar determinada tag, seja possível a identificação de seu modelo 3D em cenário virtual, e vice-versa; - Dotar o sistema de recursos de navegação e interatividade capazes de aportar qualidade e usabilidade do sistema.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Eder Mateus Nunes Gonçalves - Integrante / Alessandro de Lima Bicho - Integrante / Rodrigo Andrade de Bem - Integrante / Danúbia Bueno Espíndola - Integrante / Ricardo Matsumura Araújo - Integrante / Lisane Brisolara de Brisolara - Integrante / Marilton Sanchotene Aguiar - Integrante / Júlio Carlos Bauzano de Mattos - Integrante.

Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - Outra.

 

  • Khairos - Visualizacao Cientifica e de Engenharia aplicada Modelagem Computacional de Sistemas Complexos Naturais e Artificiaisb - 2010/2012

Descrição: 560121/2010-5 Edital MCT/CNPq nº 09/2010 PDI - Tecnologia da Informação / Edital nº 09/2010 - PDI - o presente projeto se propoe a avancar no provimento de recursos materiais e humanos em condicoes de envolvimento com Modelagem Computacional e Visualizacaoo Cientifica e de Engenharia, ambito de diferentes areas do conhecimento. O desenvolvimento e a utilizacao de sistemas computacionais capazes de analisar, resolver e simular problemas dificeis seriam as tarefas a realizar. Alem de passar pelo desenvolvimento de modelos fisico-matematicos que envolvam grandes quantidades de operacoes de calculo, a simulacao de aspectos naturais e artificiais que convivam com grandes incertezas e a estruturacao de grandes quantidades de dados para garimpo de informaces, o projeto focaliza-se no estudo, desenvolvimento e disponibilizacao de tecnicas de Visualizacao Cientifica e de Engenharia capazes de extrair informaces de grandes conjuntos de dados. Aspectos relativos a desenvolvimento de Ontologias, Visualizacao Colaborativa, Imersividade, Representacao de Erros e Incertezas, Interacao Homem-maquina e Arquiteturas para Visualizacao serao abordados.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Daniel Tavares - Integrante / Bicho, Alessandro de L. - Integrante / Duarte Filho, Nelson L. - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 13

 

  • TELE-P ROBOTAR - Construindo Multi-Ambientes de Realidade Aumentada com Robôs, Humanos e AVATARES - 2008/2010

Descrição: 504145/2008-8 - Edital MCT/CNPq 04/2008 O projeto ROBOTAR pretende de forma mais específica tratar uma série de questões associadas principalmente ao rastreio de múltiplos agentes envolvidos na cena a ser reproduzida, a previsão de pose dos agentes a serem teleoperados e a implementação da tele-presença seja por acionamento de sistemas robóticos e/ou renderização de avatares.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 12

 

  • TATUBOT - SISTEMA ROBÓTICO DE INSPEÇÃO PARA LINHAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEAS - 2007/2011

Descrição: Desenvolvimento de Robô para Inspeção de dutos de Distribuição de Energia Elétrica.Processo CNPq n.º 554881/2006-3 aprovado junto ao Edital MCT/CNPq/CTEnerg nº 28/2006 - Geração, Transmissão, Distribuição e Uso Final de Energia Elétrica.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Duarte - Integrante / Vinícius Oliveira - Integrante / Claudio Mello - Integrante / Eder Gonçalves - Integrante / Daniel Tavares - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1

 

  • PAVAO - Análise de Padrões de Varibildade de Dados Oceanográficos - 2002/2004

Descrição: Edital Universal, CNPq,Estudo e desenvolvimento de métodos de análise de padrões de variabilidade espaço-temporais em imagens de satélite do oceano.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante / Mauricio Mata - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 2

 

  • LABSUB - Laboratório de Robótica Submarina - 2001/2003

Descrição: O objetivo principal a longo prazo é o desenvolvimento de tecnologias, métodos e produtos para a exploração e observação autônoma sub-aquática. Como tal objetivo envolve um universo extenso multi-disciplinar, para facilitar o seu tratamento nós dividimos o problema em duas grandes áreas: 1. acionamento e controle de estruturas móveis sub-aquáticas e 2. sua instrumentação, informática embarcada e estratégias de percepção. Respeitando tal sub-divisão, nós propomos como objetivos específicos deste projeto: i. o estudo de alternativas de controle e acionamento de estruturas móveis sub-aquáticas. Tal estudo abrangerá uma revisão bibliográfica a respeito do assunto, que propiciará o desenvolvimento de ferramentas potentes de simulação que permitirão a elaboração de nossos primeiros protótipos físicos de veículos móveis. ii. a verificação, estudo e desenvolvimento de protótipos ligados a instrumentação e informática embarcada que permitam a veículos sub-aquáticos serem (semi)autônomos e realizarem tarefas de inspeção e correlatas. Tais atividades permitirão a longo termo o desenvolvimento de robôs submersíveis que possuam a bordo recursos de percepção e computação suficientes para garantir controle reflexivo e comportamentos inteligentes de maneira a realizarem tarefas sub-aquáticas autonomamente.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Sebastião Gomes - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 14

 

  • TECNAVAL - Centro de Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria Naval e Oceânica - 2015/2020

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nelson Lopes Duarte Filho em 14/08/2015.

Descrição: Este projeto tem por objetivo dotar o OCEANTEC ? Parque Científico e Tecnológico do Mar de um Centro de Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria Naval, a ser disponibilizado às empresas do setor naval e offshore a serem instaladas no OCEANTEC, num primeiro momento constituído pela ECOVIX, empresa âncora do parque. Tal infraestrutura também estará disponível ao APL Pólo Naval, ora em instalação na Cidade do Rio Grande, que já conta com várias empresas interessadas, sendo a própria ECOVIX uma delas. Num primeiro momento, o Centro atenderá duas grandes linhas de PD&I, prioritárias para conferir competitividade internacional ao Pólo Naval do RS: Tecnologia da Informação e Automação e Engenharia de Soldagem. A atuação do Centro nestas duas linhas está diretamente relacionada com as principais demandas e gargalos tecnológicos do Pólo Naval do RS e permitirá uma ação ampla e integrada na busca de soluções para aumentar a competitividade do setor. Os primeiros suportes tecnológicos a serem oferecidos estarão centrados na Robotização dos Processos de Soldagem e no Rastreamento em Tempo Real de Equipamentos, Insumos e Recursos Humanos com a utilização de Identificação por Rádio Freqüência ? RFId (Radio Frequency Identification).

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante / Nelson Duarte - Integrante / Danilo Giroldo - Coordenador.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

 

  • ESCUNA - Escola Comunidade Universidade - 2003/2008

Descrição: Uso de Tecnologias da Informação associadas a metodologia de Projetos de Aprendizagem - Implantação de TICs na Rede de Escolas Municipais de Rio Grande..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante / Ivete Pinto - Integrante / Débora Laurino - Coordenador / Paula Costa Ribeiro - Integrante / Sheyla costa Rodrigues - Integrante.

Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento - Auxílio financeiro / Banco Nacional de Desenvolvimento - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 7

 

  • FURGBOL - 2001/2010

Descrição: Desenvolvimento de Times de Robôs para Participação em Campeonatos de Futebol de Robôs.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Emanuel Estrada - Integrante / Paulo Drews - Integrante / Vagner Rosa - Integrante.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 9

 

  • OCELUS - Aperfeiçoamento de Equipamento e Processo de Solda Automática Linear com Base em Visão Computacional - 2015/2019

Descrição: Esta proposta visa o estudo e o desenvolvimento de tecnologias baseadas em visão computacional para o aperfeiçoamento de Equipamentos e Processos de Soldagem utilizados na indústria de petróleo e gás. De forma mais precisa apresenta-se a proposta através de três linhas mestra, as quais agregam os cinco sub-projetos que constituem os objetivos deste trabalho, e descritos a seguir: LINHA 1: Dimensionamento do Chanfro e Gap + Controle do Robô + Máquina de Solda Esta linha tem como objetivo utilizar Visão Computacional para estimativa da geometria do chanfro e do gap a ser soldado e, a partir desta, a customização automática do movimento de um Robô Portátil para Soldagem Linear (RPSL, ver Figura 1) e dos parâmetros de soldagem. A linha contará com o desenvolvimento de TRÊS sub-projetos: - sub-projeto 1: MAP-OCELUS: sistema de visão para uso offline (imageamento anterior ao processo de soldagem); e - sub-projeto 2: RT-OCELUS: sistema de visão online (imageamento durante a realização da solda) ambos capazes de obter a geometria do chanfro e do gap e seus mapeamentos em atitudes de velocidade/costura da tocha e parâmetros de soldagem; e - sub-projeto 3: BUG-OCELUS: sistema de controle da atuação do carro do robô e sua costura, bem como dos parâmetros da máquina de solda. LINHA 2: Computação Visual para Inspeção Esta linha prevê o estudo e desenvolvimento de tecnologias de visão computacional para auxílio a tarefa de inspeção da solda. A proposta prevê o desenvolvimento de UM sub-projeto: - Sub-projeto 4: i-OCELUS: sistema de auxílio a inspeção, a ser utilizado após a finalização da soldagem, fornecendo um relatório da qualidade da solda a partir da inspeção visual automaticamente realizada. LINHA 3: Computação Visual na Análise Dinâmica do Fenômeno de Soldagem Esta linha prevê o estudo e análise de viabilidade do uso de visão computacional no processo de identificação de padrões de soldagem, com base na captura de imagens em alta taxa de quadros/segundo e na análise visual do fenômeno, envolvendo técnicas de inteligência artificial. A proposta prevê o desenvolvimento de UM sub-projeto: - subprojeto 5 DATASET: será desenvolvido DATASET obtido em diferentes ensaios, onde serão anotados eventos e características visuais percebidas na análise visual do fenômeno, tendo como método a utilização de câmeras com alta taxa de aquisição de quadros.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Duarte - Integrante / Daniel Tavares - Integrante / Danúbia Bueno Espindola - Integrante / Vagner Rosa - Integrante / Adriano Velasque Werhli - Integrante.

Financiador(es): Petrobras Biocombustível - Matriz - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 40 / Número de orientações: 1

 

  • Sapiens - Sustentabilidade e Eficiência através de Tecnologias com Foco no Consumidor para Smart Grids - 2013/2018

Descrição: Projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq/CT-Aquaviário N º 22/2013 - Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico nas Áreas de Smart Grids (CNPq) O Projeto Sapiens tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de metodologias e tecnologias capazes de incluir o consumo como elemento inteligente em Smart Grids sustentáveis e eficientes de forma a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do Setor Elétrico Brasileiro. De forma mais específica, propõe-se a atingir os seguintes objetivos e metas: -Definição de uma taxonomia de métodos para automação do consumo residencial de energia, considerando os aspectos psicológicos associados à motivação do indivíduo para a conscientização de consumo sustentável (mudança de comportamento); -Realização de Estudo de Caso de forma a estudar e avaliar os diferentes perfis de consumo individual em residências, possibilitando a obtenção de metodologia para a elaboração de gatilhos motivacionais de posturas conscientes de consumo; -Desenvolvimento de Protótipo Smart Trigger, a ser integrado em domicílios presentes em Smart Grids (30 residências no Brasil), capaz de motivar o usuário a realizar um consumo consciente de energia elétrica, além de funcionalidades de monitoramento do consumo e atuação remotos em tempo real via web apps, SMS e smartphones (iOS e Android); -Realização de Estudo de Caso de forma a estudar e avaliar os diferentes perfis de automação de consumo, possibilitando a obtenção de metodologia para a obtenção de diferentes níveis de automação visando um consumo inteligente e automatizado; -Desenvolvimento de Protótipo Sapiens, o qual tendo como base o Smart Trigger, adiciona a este a possibilidade de adotar diferentes níveis de automação do consumo, permitindo a realização de operações e controles autônomos (sem interferência explícita do usuário); -Realização de Estudo de Caso de forma a testar e validar a metodologia e o Protótipo Sapiens como quarta etapa do processo de Fornecimento de Energia em um escopo Smart Grid.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / carlos eduardo pereira - Integrante / Daniel Tavares - Integrante / Renato Ventura Bayan Henriques - Integrante / Danúbia Bueno Espindola - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Vagner Rosa - Integrante / Leonardo Ramos Emmenorfer - Integrante / eder mateus nunes gonçalves - Integrante / Adriano Velasque Werhli - Integrante / Marcelo Pias - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 15

 

  • Nautilus - Tecnologias de Automação e Computação para o Aumento da Competitividade em Estaleiros - 2013/2017

Descrição: Projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq/CT-Aquaviário N º 23/2013 - Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico nas Áreas de Transporte Aquaviário e Construção Naval (Finep) Esta proposta tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação da Construção Naval e Offshore no Brasil, através do uso de técnicas avançadas de Automação e Computação, em diferentes etapas do processo de construção em um estaleiro. A proposta será executada por uma equipe multidisciplinar envolvendo o Grupo de Automação e Robótica Inteligente da FURG, o Programa de Engenharia Oceânica da UFRJ e Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da FURG. O projeto se constitui em três sub-projetos principais: i. Definição de estruturas WBS e indicativos de desempenho: proposição de um WBS para a construção naval offshore, com a identificação dos principais gargalos tecnológicos, e de métricas de produtividade associadas a fabricação de estruturas offshore; ii. Identificação e avaliação do fluxo de produção utilizando de tecnologias de rastreio de operações e mineração de dados: propõe-se a utilização de redes de sensores para rastreio das operações de transporte, visando a melhoria: da gestão de projetos; e da logística da produção e da cadeia de suprimentos; e iii. Melhoria dos processos de soldagem através da automação e robotização desses processos: customização das atuais tecnologias automatizadas/robotizadas utilizadas nos estaleiros brasileiros, visando um melhor desempenho e menor tempo e custo das operações.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (6) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Daniel Tavares - Integrante / Floriano Pires - Integrante / luiz felipe assis - Integrante / Danúbia Bueno Espindola - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Pedro de Botelho Marcos - Integrante / Rosa, Vagner - Integrante / Leonardo Ramos Emmenorfer - Integrante / eder mateus nunes gonçalves - Integrante / Adriano Velasque Werhli - Integrante / Luciano Maciel Ribeiro - Integrante / Patrizia Raggi Abdallah - Integrante / Flávia Regona Czarneski - Integrante / Claudio L. Barauna Vieira - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 19

 

  • SISCON - Sistema de Acompanhamento e Controle da Construção Naval - 2011/2014

Descrição: Edital FINEP-CT-AQUA: Desenvolvimento de um sistema de controle e acompanhamento de obras de construção naval, baseado em técnicas avançadas de computação e automação para supervisão de campo. Implantação de um protótipo em um ambiente real de construção naval.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante / Daniel Tavares - Integrante / Duarte Filho, Nelson L. - Integrante / Floriano Pires - Integrante / Luis Felipe Assis - Coordenador.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 10

 

  • AMADEUS 3 - Automação da Distribuição de Energia Elétrica - 2011/2014

Descrição: Como objetivos dos projeto destacam-se: - Propor a utilização da chave omni-rupter e o sistema de supervisão e controle desenvolvidos no projeto AMADEUS I como sistema de supervisão móvel para circuitos rebaixadores em Média Tensão, a ser conectado ao transformador, permitindo a medição da energia fornecida pelo circuito rebaixador e a comparação com o somatório da energia entregue por ramais de ligação conectados a esta rede, com a aquisição e envio dos dados em tempo real; - Com os dados armazenados, gerar históricos de consumo de unidades conectadas para a comparação com históricos de faturamento, permitindo a identificação de perdas técnicas e/ou comerciais, assim como o acompanhamento da operação do transformador; - Construir equipamento para ser utilizado na medição de energia em baixa tensão, para ser utilizado como dispositivo de acompanhamento e comparação da energia solicitada pelo consumidor e a efetivamente faturada, sinalizando quando houver diferenças que possam ser avaliadas como perdas comerciais (furtos); - Propor dispositivo para a conexão em condutores de redes de distribuição em baixa tensão, de modo que seja detectada e sinalizada eventuais ligações clandestinas de energia elétrica; - Propor dispositivo que realize a medição de energia elétrica (ativa e reativa), considerando a eventual a presença de distorções harmônicas de tensão e corrente, permitindo a comparação como os valores faturados, a identificação de eventuais perdas no faturamento e a construção de uma base de dados para subsidiar a composição tarifária.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Vinicius Oliveira - Integrante / Claudio Mello - Integrante / Daniel Tavares - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante.

Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 6

 

  • SABELÂNDIA - Cyber-Plataforma para o desenvolvimento de Atividades Cognitivas - 2007/2020

Descrição: projeto n° 0106124100 - Cyber-Plataforma para o desenvolvimento de Atividades Cognitivas, referente à chamada pública MCT/FINEP/MEC ? Jogos Eletrônicos Educacionais 02/2006 /27 Desenvolvimento de plataforma lúdica de autoria para auxílio pedagógico. A plataforma apresenta recursos de Realidade Virtual e Robótica.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1)

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Duarte - Integrante / Ivete Pinto - Integrante / Débora Laurino - Integrante / Paula Costa Ribeiro - Integrante / Sheyla costa Rodrigues - Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 21

 

  • AMADEUS 2 - 2006/2009

Descrição: Automação da Distribuição de Energia Eleétrica: desenvolvimento de células auônomas remotas de medição, mediçao remota e teleoperação. P&D CEEE/D - contrato nº 9928174.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Vinicius Oliveira - Integrante / Sauro Martinnelli - Integrante / Claudio Mello - Integrante.

Financiador(es): Companhia Estadual de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Companhia Estadual de Energia Elétrica - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 9

 

 

  • AMADEUS 1 - Automação da Distribuição de Energia Elétrica - 2004/2006

 

Descrição: Estudo e desenvolvimento de uma arquitetura modular visando a automação da distribuição de energia elétrica. O projeto passa pelo pestudo de sistemas EMS e SCADA visando o desenvolvimento de um sistema completo interligando a gerência das informações com a operação na planta. Uma planta piloto será montada na cidade de Rio Grande/RS, validando a arquitetura proposta.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Claudio Mello - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Vinicius Menezes de oliveira - Integrante.

Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 8