Projetos Ativos

  • (CNPq-FNDCT-MCTI nº 14/2022) HydroneLE  Sistemas Robóticos Móveis Híbridos Para Atividades Offshore de Duração Estendida - 2022
Descrição: O projeto HydroneLE tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e científico de sistemas robóticos móveis híbridos aéreos-subaquáticos para atividades offshore de duração estendida, representando um grande potencial de inovação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o litoral brasileiro possui cerca de 8,5 mil km, dessa forma tendo um importante papel econômico e social onde diversas atividades são realizadas. Para tanto, são necessários meios para se operar nesse tipo de ambiente, muitas vezes hostil ao ser humano. Atualmente, as operações que envolvem esse cenário requerem diversos instrumentos e dispositivos. Dentre esses, estão os veículos não tripulados, como os VANTs (veículos aéreos não tripulados) e os ROVs (veículos remotamente operados, geralmente submersíveis). Com os recentes avanços em microcontroladores, microprocessadores, sistemas de GPS e navegação, os proponentes deste projeto foram precursores dos chamados veículos híbridos do tipo aéreo-subaquático. Tais veículos apresentam grande potencial para aplicação na solução de tarefas complexas, onde há a necessidade de navegação tanto no ar quanto na água, tais como inspeção, monitoramento ou mapeamento de áreas de difícil acesso que possuam interesse em ambos os meios, como é o caso da atividade offshore. O problema é que tais plataformas ainda têm severas limitações de energia, que reduzem muito o tempo de operação. Assim, no presente projeto, propõe-se um sistema integrado híbrido composto por um robô móvel aéreo-aquático (capaz de executar as tarefas acima mencionadas) e por uma base móvel de superfície com capacidade de recarga. Tal sistema permitirá operações de duração estendida, trazendo assim maior autonomia energética para viabilizar o uso em atividades offshore. Logo, serão realizados estudos de validação do comportamento do sistema proposto por meio de simulações computacionais, prototipação e experimentos reais, de forma que os mesmos possam ter alto desempenho aéreo e aquático.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integ
rantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador / Armando Alves Neto - Integrante / Mauro Andre Barbosa Cunha - Integrante / Matheus Machado dos Santos - Integrante / Paulo Jefferson Dias de O. Evald - Integrante / Rodrigo da Silva Guerra - Integrante / Ricardo Bedin Grando - Integrante / ‪Leonardo Contreira Pereira - Integrante / Crístofer Hood Marques - Integrante / Jônata Tyska Carvalho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
 
  • LOGNAV 4.0 - Navegação de Veículos Elétricos de Logística - 2022
Descrição: O projeto visa desenvolver um sistema de navegação e percepção para a automatização de processos de transporte interno de cargas de fábricas, indústrias e warehouses, usando um sistema por comboios. Os comboios inteligentes serão equipados com rebocador autônomo elétrico e reboques inteligentes baseados em câmeras e sensores de distância para navegar autonomamente pelo ambiente. Os usuários poderão programar rotas e configurar os pontos de carga/descarga dos reboques em estações ou células que serão identificados através de tags visuais, reconhecidas automaticamente pelo sistema dos reboques e rebocadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador / Emanuel Diaz Estrada - Integrante / Rodrigo da Silva Guerra - Integrante / Junior Costa de Jesus - Integrante / Jardel D. S. Dyonisio - Integrante.
Financiador(es): Freedom Veiculos Eletricos - Cooperação.
 
  • (EU H2020) ASTRAL - All Atlantic Ocean Sustainable, Profitable and Resilient Aquaculture/ WP3 Pool of Technology Innovations - 2020
Descrição: A ASTRAL desenvolverá novas, sustentáveis, rentáveis ​​e resilientes cadeias de valor para a produção integrada de aqüicultura multi-trófica (IMTA) dentro da estrutura dos mercados atlânticos existentes, emergentes e potenciais. A proposta reúne quatro laboratórios da IMTA, incluindo sistemas abertos offshore (Irlanda, Escócia), sistemas de fluxo costeiro (África do Sul) e recirculação costeira (Brasil) e um possível laboratório IMTA (Argentina), com foco em uma perspectiva regional baseada em desafios, incluindo peixes , molusco, equinoderme, crustáceo e algas. A ASTRAL aumentará a circularidade em 50-60% em comparação com a aqüicultura de linha de base da monocultura e fornecerá um modelo de negócios circular, aumentando a diversificação de receita para os produtores de aquicultura, aumentando a lucratividade em pelo menos 30%. Novas e aprimoradas tecnologias inovadoras serão desenvolvidas, incluindo biossensores, sensores, IoT e uma plataforma de análise de dados de IA a ser validada nos laboratórios IMTA da TRL 5. Serão abordados os riscos ambientais e climáticos potenciais para as regiões do Atlântico Norte e Sul, oferecendo um programa de monitoramento e recomendações para explosões de algas nocivas (HABs), patógenos e microplásticos. A ASTRAL entregará um plano de desenvolvimento de capital humano ambicioso e sensível ao gênero (HUCAP), que melhorará as habilidades profissionais e criará uma força de trabalho altamente treinada. A ASTRAL compartilhará, integrará e co-gerará conhecimento, tecnologia, práticas e esforços com e para a sociedade, orientada para o desenvolvimento adequado e sensível ao gênero. Um ecossistema colaborativo será fornecido dentro da estrutura do projeto, reunindo e conectando parceiros industriais, PMEs, cientistas, formuladores de políticas, representantes sociais e outras partes interessadas relevantes, promovendo o intercâmbio de dados, o compartilhamento de conhecimentos e as oportunidades de negócios.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Marcelo Rita Pias - Coordenador.
Financiador(es): European Council - Council of the European Union - Auxílio financeiro.
 
  • (ANP - Petrobras) AEROSCAN/FURG - Processamento de Dados de Escaneamento Laser 3D Embarcado em VANT - 2020
Descrição: O setor de óleo&gás (O&G) exige operações de inspeção dimensional de elementos estruturais, tanto durante a fase de construção, quanto na inspeção final, sendo esta última necessária para criação de documento final de obra conhecido como As-Built. Essa inspeção dimensional faz uso de instrumentos manuais de medição tais como: trena, nível de bolha, escalas graduadas etc., além de equipamentos metrológicos de medição como estação total e medidores óticos de nível e inclinação. Devido as consideráveis dimensões de um obra, seja refinarias ou plataformas, o tempo para medição de estruturas e outras construções torna-se uma variável preponderante para finalização documental de obras e outras construções. Desta forma, esse projeto de pesquisa pretende desenvolver técnicas de processamento de dados obtidos a partir de escaneamento laser 3D embarcado em VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) ou ARP (Aeronave Remotamente Pilotada).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador / Igor Pardo Maurell - Integrante / Ricardo Bedin Grando - Integrante / Miguel Martins dos Santos - Integrante / Carlos Cesar Aparecido Eguti - Integrante / Pedro L. Corçaque - Integrante / Cristhian Lima Froes - Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Bolsa.
 
  • Hydrone - Veículo Híbrido Não-Tripulado Ar-Água - 2019
Descrição: O projeto Hydrone tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e científico de sistemas de controle e automação de veículos híbridos água-ar, com foco no ambiente costeiro e marítimo, representando um grande potencial de inovação. Conforme a Ministério do Meio Ambiente, o litoral nacional possui cerca de 8,5 mil km. Neste são realizadas diversas atividades de papel econômico e social. Para tanto, são necessários meios de operar neste tipo de ambiente, muitas vezes hostil ao ser humano. Atualmente, as operações que envolvem este cenário requerem diversos instrumentos e dispositivos. Dentre estes, estão os veículos não tripulados, como os VANTs (veículos aéreos não tripulados) e os ROV (veículos remotamente operados, geralmente submersíveis). Com os mais recentes avanços em microcontroladores, microprocessadores, sistemas de GPS e navegação, desenvolveu-se o nicho de veículos-híbridos do tipo ar-água com um grande potencial para aplicação na solução de tarefas complexas, onde existe a necessidade de inspeção ou mapeamento de áreas de difícil acesso que possuam ambientes mistos, como neste caso de ambientes marinhos e de regiões costeiras. Assim sendo, o presente projeto busca desenvolver um veículo híbrido capaz de executar estas tarefas. Para isto, o projeto realiza estudos do comportamento deste veículo, validando por meio de simulações computacionais e experimentos reais, de forma que os mesmos possam ter alto desempenho aéreo e aquático..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador / Armando Alves Neto - Integrante / Pedro Pinheiro - Integrante / Ricardo Bedin Grando - Integrante / Andressa Cavalcante da Silva - Integrante.
Financiador(es): Robocup Brasil - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
 
  • (CNPq) INCT-Mar COI - 2012
Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Mar (INCT Mar) Centro de Oceanografia Integrada (COI), INCT-Mar COI tem como objetivo maior implantar e consolidar uma rede de instituições para desenvolverem pesquisas oceanográficas em mar aberto atuando na vanguarda do conhecimento e contribuindo para a formação de recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade e para a geração de políticas publicas. A estratégia adotada para atingir este objetivo é composta de sete linhas integradas de pesquisa: (1) Valorização dos recursos vivos (2) Conhecimento dos fundos marinhos: geodiversidade e biodiversidade (3) Papel dos oceanos nas mudanças climáticas (4) Formação e Capacitação de Pessoal Qualificado (5) Transferência de Conhecimento para a Sociedade para o Setor Empresarial e para o Governo; (6) Formulação de Políticas Publicas e, (7) Grandes equipamentos e infraestrutura O INCT-Mar COI está sediado no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG), e é formado por quase uma centena de pesquisadores distribuídos por 9 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, PE e AL), que englobam 15 instituições de ensino superior, 2 institutos de pesquisa e 1 instituto federal de educação tecnológica. Para a formação de recursos humanos, o INCT-Mar COI conta com uma rede de instituições acadêmicas, responsáveis por 1 (um) curso técnico profissionalizante (integrado ao Ensino Médio) e vários cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação. O INCT-Mar COI conta com apoio de inúmeras instituições internacionais de renome, muitas delas já engajadas com os temas científicos do INCT-Mar COI, confirmando a sua abrangência, influência e excelência técnico-científica. O INCT-Mar COI atende os objetivos do Programa dos INCTs de mobilizar e agregar, de forma articulada, com atuação em redes, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Luis Felipe Hax Niencheski - Coordenador.
 
  • (EMBRAPII) Resgate Automático para Elevadores RAE - IoT - 2023
Descrição: Digital Twin para o sistema de resgate automatizado de passageiros em elevadores, que contempla o modelo digital do sistema elevador, captura dos sensores a partir do modelo real e visualizar as informações em tempo real e análise online de operação do equipamento.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Coordenador / Giancarlo Lucca - Integrante / RODRIGO DE MATOS ALVES - Integrante / LETIERI RODRIGUES DE AVILA - Integrante / IGOR DUARTE BOTTERO - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Auxílio financeiro / CWR TECNOLOGIAS EM AUTOMACOES PARA ELEVADORES LTDA - Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
 
  • (DT CNPQ) ORUS 2.0 - Pesquisa Tecnológica em Sistemas Autônomos e Robóticos Para a Indústria - 2023
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de tecnologias computacionais para sistemas autônomos e robóticos com foco na indústria, com estudos de casos em três ramos industriais distintos: 1) Industria de Óleo, Gás e Energia (O&G); 2) Industria de Máquinas e Equipamentos Agrícolas; 3) Industria de Movimentação de Materiais/Apoio à cadeia logística. Mais especificamente o projeto visa o desenvolvimento de modelos baseados em inteligência artificial capaz de lidar com a variedade de aplicações propostas que apresentam diferentes ambientes e dinâmicas. Sistemas computacionais baseados em aprendizado e híbridos também baseados em conhecimento serão desenvolvidos para resolver problemas relevantes da indústria. Os algoritmos computacionais a serem desenvolvidos e validados visam dar maior grau de autonomia aos sistemas, principalmente robóticos, em tarefas de percepção/sensoriamento e tomada de decisão/planejamento. Dentre os três ramos industriais apresentados, propõem-se cinco diferentes estudos de caso de relevância para cada um deles visando o desenvolvimento cientifico e tecnológico regional e nacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
 
  • (Petrobras) iCrane - Guindaste Inteligente e Seguro - 2022
Descrição: Atualmente, a maior parte das operações portuárias envolvendo a movimentação de cargas é realizada por guindastes. Essa é a realidade tanto no ambiente onshore quanto offshore. Isto é, essas tecnologias são amplamente utilizadas em navios, estaleiros e plataformas petrolíferas, etc. Dada essa circunstância, é necessário que suas operações sejam executadas de modo a atingir o desempenho esperado, bem como garantir a segurança aos trabalhadores envolvidos e próximos ao local de movimentação das cargas. Nesse sentido, este projeto compreende o estudo, entendimento e desenvolvimento de tecnologias que possam auxiliar a visualização dos operadores de guindastes e também fornecer informações relevantes para tomada de decisão durante a execução dos procedimentos. Assim sendo, este projeto será constituído por três componentes principais: (i) um digital twin do processo obtido a partir da integração dos dados de sensores cuja interface visa aumentar a capacidade sensorial do operador; (ii) a modelagem dinâmica do guindaste e de suas dinâmicas de movimentação; (iii) e a obtenção de perfis de movimentação de carga a partir de técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina. Estes componentes viabilizarão a constituição de um ambiente de simulação de operação, que poderá ser utilizado para treinamento dos operadores; para avaliação de perfis de operação obtidos a partir de dados coletados do guindaste, de modo proporcionar a definição de perfis de operação seguros, tanto para o operador como para o próprio equipamento. Assim, pretende-se capturar continuamente os dados relevantes de operação do guindaste; analisá-los sob a perspectiva de condições de segurança e eficiência, com o objetivo de informar ao operador humano sobre as melhores decisões e ações a serem realizadas, bem como oferecer interface compatível com as centrais de comandos dos atuadores convencionais existentes em guindastes típicos do setor de O&G.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Eder Mateus Nunes Gonçalves - Integrante / Vitor Irigon Gervini - Integrante / Eduardo Nunes Borges - Integrante / Marcelo Rita Pias - Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
 
  • (Petrobras) BeeBot - Sistema Robótico Aéreo de Inspeção Visual e Medição de Espessura de Tanques - 2022
Descrição: O presente projeto tem como objetivo obter um sistema modular, plug-and-play, baseado em plataforma aérea móvel para realizar inspeção em tanques de FPSO de forma mais segura e econômica, minimizando a exposição humana ao risco. Devido às características associadas ao ambiente a ser inspecionado (monotonicidade, condições não adequadas de iluminação, espaço confinado, escala, presença de superfície metálicas que limitam o uso de sensores magnéticos, ausência de GPS), tem-se um desafio tanto científico como tecnológico associado ao desenvolvimento de engenhos capazes de realizar a inspeção visual remota e a análise d espessura de chapas. Na literatura, identifica-se um conjunto de técnicas que podem ser agregadas para o provimento de um sistema móvel capaz de auxiliar na realização das missões pretendidas. Busca-se customizar uma plataforma aérea móvel comercial composta por diferentes módulos agregados, utilizados de acordo com o planejamento dos rounds das operações de inspeção. Assim, as missões de inspeção serão divididas, envolvendo sensores e atuadores específicos. Propõe-se, pois, os seguintes módulos: mapeamento do ambiente; localização do veículo; navegação; imageamento para inspeção visual; e medição de espessura. Com estes módulos espera-se a realização de missões remotas com a participação de dois usuários na operação do veículo. Em uma perspectiva plug-and-play, novas funcionalidades poderão ser acopladas ao sistema em propostas futuras, de forma a se alcançar maiores graus de autonomia. Ao longo da execução do projeto será buscada metodologia adequada a identificação e aproximação com empresa para a qual se possa realizar a transferência da tecnologia desenvolvida.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Eder Mateus Nunes Gonçalves - Integrante / Vitor Irigon Gervini - Integrante / Eduardo Nunes Borges - Integrante / Marcelo Rita Pias - Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
 
  • (EMBRAPII) Estruturação iTec/EMBRAPII - Soluções Tecnológicas em Automação e Sistemas Robóticos para o Setor Industrial e iTec/FURG - 2020
Descrição: O projeto prevê a realização de um conjunto de projetos tecnológicos e um programa de formação e capacitação tecnológica hands-on no âmbito da Unidade itec/EMBRAPII além da estruturação da Unidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Emanuel Diaz Estrada - Integrante / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Alessandro de Lima Bicho - Integrante / Danúbia Bueno Espíndola - Integrante / Marcelo Rita Pias - Integrante / Marcio Roberto Machado da Silva - Integrante.
Financiador(es): Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Cooperação.
 
  • (Petrobras) AEROSCAN - Desenvolvimento e avaliação de desempenho da técnica de escaneamento laser 3D embarcado em VANT - 2019
Descrição: O setor de óleo&gás (O&G) exige operações de inspeção dimensional de elementos estruturais, tanto durante a fase de construção, quanto na inspeção final, sendo esta última necessária para criação de documento final de obra conhecido como As-Built. Essa inspeção dimensional faz uso de instrumentos manuais de medição tais como: trena, nível de bolha, escalas graduadas etc., além de equipamentos metrológicos de medição como estação total e medidores óticos de nível e inclinação. Devido as consideráveis dimensões de um obra, seja refinarias ou plataformas, o tempo para medição de estruturas e outras construções torna-se uma variável preponderante para finalização documental de obras e outras construções. Desta forma, esse trabalho de pesquisa pretende analisar o desempenho, funcionamento e requisitos necessários para aplicar VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) ou ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) com embarque de equipamento para escaneamento laser 3D para fins de controle dimensional e execução de documentos as-built em plantas industriais de O&G.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Igor Pardo Maurell - Integrante / Carlos Cesar Aparecido Eguti - Coordenador.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
 
  • (Petrobras) ToT - Verificação Digital de Databook - 2019
Descrição: Uso de Ciência de Dados para Inspeção Automática de Dadabooks. O projeto tem como objetivo utilizar técnicas de visão computacional e ciência de dados para a verificação automática de completude, conformidade e má fé em registros e documentos de compra, construção e montagem em contexto big-data.A proposta envolve o desenvolvimento de módulos de OCR customizados, detecção de features em imagens/linguagem natural e graph embedding com vista a detecção de relacionamentos e similaridade entre documentos em escala. O projeto envolve o desenvolvimento de tecnologias para registro, recuperação e inferência de grandes bases de dados usando tecnologias para datalakes e microserviços.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Lopes Duarte Filho - Integrante / Eder Mateus Nunes Gonçalves - Integrante / Danúbia Bueno Espíndola - Integrante / Eduardo Nunes Borges - Integrante / Marcelo Rita Pias - Integrante / Ricardo Nagel Rodrigues - Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.
 
  • (FAPERGS ARD) AUTOCERES - Automação e Instrumentação na Agricultura Familiar: Estudo de Caso de um Pulverizador em Barras - 2016
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento tecnológico e científico de sistemas de automação e instrumentação para Agricultura Familiar, logo focado em miniaturização e baixo custo, tendo assim grande potencial de inovação. Segundo o último Censo Agropecuário realizado, em 2006, a agricultura familiar é responsável pela economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do produto interno bruto nacional; e absorve 40% da população economicamente ativa do país, sendo essa gerida pela própria família e a principal fonte geradora de renda. Além disso, tem um importante papel na produção de alimentos, que vão direto para a mesa da população. Mesmo como toda essa importância, a agricultura familiar ainda tem pouco/nenhum acesso aos equipamentos da chamada agricultura de precisão, devido principalmente ao elevado custo de aquisição e manutenção. Fazendo com que haja um desperdício grande de insumos, principalmente de produto fitossanitário, o que gera grande impacto no ecossistema local e financeiro. Por outro lado, o recente desenvolvimento em sistemas computacionais e de sensoriamento tiveram seus custos e tamanhos muito reduzidos, o que permitiu a aquisição em massa de equipamento de alto grau de complexidade e integração como os smartphones. Logo, o presente projeto busca a automação e instrumentação de um pulverizador em barras, muito utilizado na agricultura familiar, por meio do uso de smartphones e plataforma embarca Arduino, bem como desenvolvimento de sistemas de controle e percepção. Além disso, visa-se a adaptação de pulverizadores comerciais com a menor intervenção possível, o que permitirá a rápida adoção pelos agricultores. O projeto conta com a cooperação do IFSUL-Pelotas e da UFPEL-NIMEq.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador / Gabrielle Rodrigues Almeida da Rosa - Integrante / Nathan M. Nyland - Integrante / Felipe Weber - Integrante / André Oldoni - Integrante / Vinicius Soares Marques - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 26
 
  • FURGBOT - 2011
Descrição: Desenvolvimento de plataformas robóticas móveis para participação em eventos de competição e divulgação da área.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Emanuel Estrada - Integrante / Paulo Drews - Integrante / Vagner Rosa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
 

 

  • beeBot - Inspeção Indoor de Cascos FPSO - 2022

 

Descrição: PROJETO FINANCIADO PELA PETROBRAS VALOR 1.8M Esta projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo de sistema de inspeção de cascos (visualização e medição de espessura) utilizando drones de forma melhorar a qualidade da operação, aumentar a sua segurança, diminuindo a necessidade de HH em plataformas de petróleo offshore. Esta TT utilizará a plataforma xIABrasil como base para o desenvolvimento de dois protótipos: Beebot-Drone (sistema autônomo baseado em drone customizado para operação de medição de espessura indoor. Requisitos: operar \emph{indoor} sem GPS, medir espessura em quinas e costados, ter ângulo de visão do operador) e BeeBot-Metaverso (Sistema Autônomo para Reconstrução do Ambiente Inspecionado. Requisitos: mapear e reconstruir o ambiente inspecionado, operação indoor, ambiente estruturado e estático, propor dataset específico).
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Vitor I. Gervine - Integrante / Nelson Duarte - Integrante / Vinicius Menezes de oliveira - Integrante / Eduardo Borges - Integrante / Marcelo Pias - Integrante / luciane B. Soares - Integrante / juliana veiga - Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
 
  • Yara-­4.0: SensorLess Soluções em Tecnológicas envolvendo Indústria 4.0 - 2018
Descrição: Atualmente diferentes níveis de automação são utilizados para tornar as indústrias mais competitivas. Entretanto os métodos baseados puramente em automação industrial não permitem uma integração completa e nem uma total flexibilidade de produção. Diante disso, o conceito de Indústria 4.0 estabelece-se como uma estratégia para construção de um modelo de produção altamente flexível de produtos e serviços personalizados e digitais, com interações em tempo real entre pessoas, produtos e dispositivos durante o processo de produção. No conceito de indústria 4.0 as tarefas são realizadas com base em informações provenientes do mundo físico e virtual. Estes sistemas produtivos possuem alta escalabilidade de sensores em rede (smart grids) e podem gerar grandes quantidades de informação do mundo físico (big data), necessitando de diversos meios de coleta e análise dos dados (analytics). A Indústria 4.0 tem sido tratada como o salto tecnológico mais importante na atualidade capaz de levar a mudanças de paradigma, surgindo então como a quarta revolução industrial. O objetivo desta proposta é avaliar e introduzir tecnologias da Indústria 4.0 no processo produtivo da Planta da Yara Brasil na cidade de Rio Grande, bem como, averiguar o uso de algoritmos de visão computacional para análise granulométrica em aplicações na indústria de adubo. Busca-se desenvolver um protótipo de granulômetro customizado que possa ser utilizado na linha de produção de fertilizantes.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvia Silva da Costa Botelho - Coordenador / Nelson Duarte - Integrante / Emanuel Estrada - Integrante / Paulo Drews - Integrante / Vinicius Menezes de oliveira - Integrante / ricardo nagel - Integrante / AZZOLIN, RODRIGO - Integrante / Julio Mendonça - Integrante.
Financiador(es): Yara Brasil Fertilizantes - Auxílio financeiro.